Vitamina engorda?

Tomar vitamina regularmente engorda? 

 

 

MITO!

A não ser que seja vitamina de abacate, mamão, banana... com leite e açúcar! Do contrário, não engorda! Vitaminas são micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, sendo responsáveis por auxiliar em diversos processos fisiológicos como: produção de hormônios, calcificação dos ossos, regeneração celular, imunidade, entre outros. No entanto, de maneira direta são incapazes de fazer o organismo engordar.

Engordamos quando ingerimos mais calorias do que gastamos. Caloria é a medida de energia que um alimento fornece, se não gastamos essa energia, ela é armazenada e é quando engordamos. Alimentos ricos em gordura e açúcar são os mais calóricos... mas enfim, de volta às vitaminas: como não contém calorias, não são capazes de nos fazer engordar.

Mas então quer dizer que os estimulantes de apetite não funcionam, visto que são vitaminas? Não, muito pelo contrário! Os estimulantes contêm substâncias como ciproeptadina e buclizina que tem a capacidade de aumentar o apetite (são orexígenos) e comendo mais o indivíduo pode engordar. As vitaminas nesse caso servem para regular o metabolismo, mantendo o corpo saudável e ajudando no melhor aproveitamento dos nutrientes da alimentação.

Carências de vitaminas do complexo B, por exemplo, (especialmente B12) podem causar anemia, que se manifesta acompanhada de fraqueza e falta de apetite. Nesse caso, a vitamina será essencial para fazer com que o indivíduo recupere o apetite, se cure da anemia e possa engordar.

Resumindo: Os suplementos de vitaminas fortalecem o organismo, mas para engordar, meus amigos, é preciso comer muito arroz com feijão!


Referências:

Farmacologia, Penildon Silva, 6ª edição.

Bula do Profol

Bula do Cobavital


Disclaimer